🤔 Para Refletir : "Saber a hora de parar é quase tão importante quanto saber a hora de começar" - Ricky O Bardo

Seres Sobrenaturais: Fadas

Membro Membro
Quid ita serius?
Postagens
1.245
Bravecoins
2.262
FCfCpBI.jpg



FADAS

E lá vamos nós para o nosso quinto debate sobre seres sobrenaturais. A ideia é falar sobre os mais diversos tipos de criaturas que fogem do natural que podemos encontrar por aí nos RPGs, filmes, jogos e etc. e para acalorarmos um pouco as coisas pelo fórum. Para quem perdeu os três últimos, aqui está o primeiro (Metamorfos), o segundo (Hydras), o terceiro (Dragões) e o quarto (Mortos-Vivos)).

O monstro da vez é a FADA.

MAS GÁS ÉLIYU, O QUE DIABOS É UMA FADÃ???

Na verdade, nem acho que esse ser pode ser chamado de monstro! Olha só que coisa mais linda:

1028fca35f540a4e9fb655b7a30007e5.jpg

Carregado no Pinterest por: Richard G. Martin

"Era uma vez... e viveram felizes para sempre (ou não)!" Quem nunca ouviu ou leu essas palavras? Todos nós conhecemos ao menos um conto-de-fadas. Apesar de esse termo ser comum na literatura infantil, as fadas já são descritas a muito, muito tempo (mais precisamente, desde o século I d. C). Algumas histórias costumam descrever as fadas como o feminino dos elfos, mas isso não é, de fato, verdade. Esse mito surgiu de uma história que descreve uma deusa chamada Grian, a rainha dos elfos, e a deusa Aine, a rainha das fadas, como sendo irmãs.Porém, elas não tinham nenhum contato direto. Portanto, elfos e fadas são seres completamente diferentes.

Dependendo da obra em que aparece, a fada pode ser retratada em estatura de uma mulher normal ou diminuta. No primeiro caso, temos a fada de Cinderela. Como exemplo da segunda representação podemos citar "Sininho", do clássico infantil Peter Pan, de J. M. Barrie.

O escritor e folclorista inglês Joseph Ritson, na sua dissertação On Fairies, definiu as fadas como uma espécie de seres parcialmente materiais, parcialmente espirituais, com o poder de mudarem a sua aparência e de, conforme a sua vontade, serem visíveis ou invisíveis para os seres humanos.

Apesar de desconhecidos, estranhos e misteriosos, também existem relatos reais em que as fadas são descritas. Os testemunhos de clarividência e de fenômenos paranormais e parapsicológicos que descrevem a existência de um "mundo invisível", onde viveriam fadas e outros tipos de "espíritos mágicos da Natureza", vem de diversos cantos do mundo.

As fadas de Cottingley

Em 1917, duas adolescentes inglesas, Elsie Wright e Frances Griffiths, resolveram ir para um jardim para tirar fotos. Ao serem reveladas as fotos, algo perturbador foi notado: criaturas aladas teriam aparecido junto com as meninas nas imagems:

blog_fairy.jpg


Wow! Que coisa... maluca! O caso foi parar nos jornais da época e as fotos, publicadas no Strand Magazine em 1920, despertaram a atenção do nosso grande Sir Arthur Conan Doyle, o criador de Sherlock Holmes.

Se quiserem saber mais sobre o caso, aqui vai um bom link: Aventuras na História

A Fada do Dente

Há uma tradição em Portugal, Brasil, Canadá, em parte do Reino Unido e nos Estados Unidos e em outros países europeus, segundo a qual a "Fada do Dente" viria à noite para trocar o "dente de leite", colocado sob o travesseiro de uma criança, por uma moeda ou um pequeno presente.

Histórias sobre a Fada do Dente circulam desde o início do século XX, embora ninguém saiba sua origem exata. Todavia, trocar "dentes de leite" por presentes é algo que remonta aos viquingues, mais de mil anos atrás.

Legend of Zelda

250


As fadas são uma raça recorrentes na série Legend of Zelda. Estas criaturas geralmente pequenas e aladas possuem poderes mágicos que normalmente ajudam Link de alguma forma. Elas são vistas em quase todos os jogos e são aparentemente amigáveis com todas as raça que não estejam aliadas com Ganon e suas hordas. De todas as fadas que apareceram na série até agora, apenas Tael e Folha são homens.

Na maioria dos jogos, Link pode capturar fadas que restaura sua vida em frascos. Link pode usar a fada para curá-lo a qualquer momento ou esperar até que ele perca todos os seus corações, a fada engarrafada então irá reanimá-lo automaticamente.

Conclusão

Acima, eu faço uma real breve dissertação sobre fadas e algumas curiosidades. Mas é claro que existe MUITO MAIS sobre fadas que eu nem cheguei a tratar aqui. É um ser sobrenatural que dá espaço para muitas histórias. E você, o que sabe sobre fadas? Já usou em algum projeto seu? Você já desenhou ou fez alguma arte sobre fadas? Conhece alguma trilha sonora que remeta a este ser pequeno e mágico? Por favor, deixe o seu comentário!
 
Embora a ideia de seres humanos minúsculos e com asas seja impossível cientificamente no mundo real, gosto da ideia de imaginá-los como outro tipo de criatura. Novamente citando Magic, fadas em alguns dos universos são retratadas como na verdade,  insetos:

Q1kNcEM.jpg

Porém há várias outras formas nas quais elas aparecem, como por exemplo na forma humanóide e com pele azulada, que também não deixa de ser interessante:

wYvPXJR.jpg


jV2WqYq.jpg

Até mais _b
 
Ai meu deuzzz como eu AMO fadas! Minha experiência mais recente com fadas foi re-assistindo os filmes da Tinker Bell (que começaram a ser lançados em 2008) e achei muuuito legal o jeito que eles retrataram o modo de vida e o papel das fadas no nosso mundo!

[NÃO LEIA SE NÃO QUISER SPOILERS DOS FILMES DA TINKER BELL]

[ALERTA DE TEXTO GRANDE]


Nos filmes da Tinker Bell eles mostram que as fadas nascem da risada de um bebê (a aparência do bebê determina como será a aparência da fada), viram uma sementinha de dente de leão e vão até o Refúgio das Fadas, um lugar especial na Terra do Nunca, que é onde as fadas moram. Quando as fadinhas chegam no Refúgio, o ritual de nascimento delas termina com a definição do talento de cada uma. Existem 7 tipos de talento e 1 deles escolhe a fadinha:

- Fadas com talento Água: controlam todas as formas da água, assim como névoas, temporais e nevoeiros. São elas que criam ondas, tsunamis, chuvas. Também podem se comunicar com animais marinhos (mesmo não sendo uma fada dos animais). No filme, a Silvermist é uma amiga da Tinker Bell com o talento da água e é minha fadinha preferida <3
(Quando eu descobri que na Disney tem um Refúgio das Fadas e a Silvermist anda por lá eu quase infartei. Meta do ano: abraçar a Silvermist)

- Fadas com talento Veloz: é o talento mais raro entre as fadas! Elas são muito rápidas, suas asas possuem um formato mais alongado do que as outras fadas, podem manipular o ar, criar tornados e várias outras manobras com o vento. No filme, a Vidia é a fada veloz que mais aparece, porém ela não mora junto com as fadas, ela foi banida do refúgio (e inclusive começa na série de filmes como uma "vilã"). O visual dela é inspirado na Mégara do Hércules!

- Fadas com talento Gelo: Essas fadas moram em um lugar separado no refúgio das fadas: o Bosque do Gelo! Lá é muuuito frio, neva sempre e tudo é congelado; as fadas do gelo possuem asas diferentes que permitem aguentar baixas temperaturas e quando são expostas ao calor suas asas se quebram (o mesmo acontece com as asas das fadas do "Calor"). Logicamente, essas fadas conseguem manipular o gelo, congelar superfícies e se comunicar com animais que sobrevivem a essas temperaturas (como Corujas das Neves, por exemplo). Elas são responsáveis por levar o inverno para o mundo!
No primeiro filme, quanto a Tink nasce, mais de 1 dente de leão vai com o dela até o refúgio das fadas, porém um deles fica preso no Bosque do Gelo. Ou seja, a Tinker Bell tem uma irmã: a Perriwinkle, uma fada do Gelo! Descobrimos isso no filme Tinker Bell e o Segredo das Fadas.

- Fadas com talento Jardinagem: Essas fadas podem controlar e manipular a vida vegetal na natureza. São responsáveis por cuidas das plantas, semear e, principalmente, levar a primavera para o mundo! No filme, a fada que mais aparece é a Roseta (uma das fadas mais vaidosas hihi ela namora um pardal do Bosque do Gelo).

- Fadas com talento dos Animais: Fadas com esse talento podem se comunicar com animais, são geralmente responsáveis por envolvê-los em tarefas de forma ordenada, ajudar filhotinhos que precisem de ajuda (como passarinhos que precisam aprender a voar), pintar as pintinhas das joaninhas, acordar animais que estavam hibernando, entre outras atividades. No filme, a Fawn é a fada desse talento que mais aparece, muito brincalhona e competitiva, adora pregar peças. É uma das mais importantes das fadas dos Animais, porque ela consegue se comunicar com QUALQUER animal e, além disso, ela é uma protetora da Pomba Mãe (que originou o pozinho mágico). O 5º filme tem ela como protagonista!

- Fadas com talento Luz: Fadas com talento luz são responsáveis pelos arco-íris, por colocar luz no bumbum dos vagalumes (pois é), por colocar as flores sob o sol. Pode criar e modelar toda forma de luz, além de atirar e capturar luz! Nos filmes da Tinker Bell a fada que mais vemos desse talento é a Iridessa, a única fada negra do grupo.

- Fadas com talento Artesanato/Construção: São fadas que possuem o talento de constuir e consertar diversos objetos. A Tinker Bell é uma fada artesã! O engraçado é que no primeiro filme a Tinker Bell DETESTA o talento que a escolheu e passa o filme todo tentando se adequar em outro talento para poder ir ao continente (como as outras fadas que possuem tarefas a fazer lá). Fadas artesãs criam e consertam todo tipo de objeto para auxiliar as fadas em suas tarefas diárias, constroem casas, máquinas entre outros. A Tinker é especial porque possui um olhar único sobre os objetos e consegue criar coisas novas a partir de peças encontradas ao acaso! Ela salva o mundo no primeiro filme com suas invenções que aceleram os processos das tarefas das fadas e descobre que realmente esse é seu talento e é muito feliz sendo uma fada artesã.

- Rainha Clarion: é a rainha do Refúgio das Fadas e superintendente das quatro estações <3 Sim, o dom dela é SER RAINHA!
Ela tem uma relação bem materna com as fadas, se sente responsável por todas elas e se preocupa com todas também, isso porque ela foi a PRIMEIRA fada a nascer. É muito amorosa, mas também sabe ser bem severa quando necessário. São poucas as fadas que sabem do seu passado (mas sabemos que ela é apaixonada pelo Ministro do Bosque do Gelo - ele perdeu as asas indo até o refúgio para ficar com ela e por isso decidiram proibir o contato de fadas do Refúgio com fadas do Bosque do Gelo)

Outra coisa que achei interessante é que as fadas não voam naturalmente, elas precisam do pozinho mágico para voar e recebem uma quantidade limitada por dia para fazerem suas tarefas. Inclusive, 1 das fadas (no caso, pardal) é Guardião do pozinho mágico e toma conta da Árvore do Pozinho e das quantias que são entregues.

Ufa! Está aí um dos universos fadísticos que mais me encanta <3 se quiserem saber mais é só dar um toque pra mim ooooou ASSISTIR OS FILMES DA TINK <3

Beijo da coelha, AMEI ESSE TÓPICO DEMAIS
 
Prezados, boa noite!


Gostaria inicialmente de frisar minha enorme surpresa diante do vasto conhecimento sobre fadas demonstrado pela [member=2871]Coralium[/member] , de fato é praticamente um novo artigo inserido dentro do artigo do [member=2745]Eliyud[/member] , que também está muito bem escrito e ilustrado.

Aprendi bastante coisa com vocês dois, mas não acho que a personagem Cinderela seja uma fada. A história possui sim uma fada (fada madrinha) que não é a personagem principal (a Cinderela).

Por outro lado, venho apresentar um lado um pouco mais caótico das fadas.
Quando penso em fada, a primeira coisa que me ocorre é "Uma noite de verão" de Shakespeare. Acho também muito importante citar o filme "O Labirinto do Fauno" de Guillermo del Toro e o livro "Changeling" da White Wolf Game Studio. Essas são as minhas referências quando eu penso em fadas.

De fato, a primeira coisa que passa em nossas cabeças ao pensar em fada são aqueles seres minúsculos, reluzentes, saltitantes, bondosos e ingênuos, e eu vos digo que por essa razão que as fadas são ótimas criaturas para utilizar como antagonista.

Elfos e anões, na mitológica nórdica, muitas vezes são considerados espécies de fada, assim como orcs, trolls e goblins. Fadas possuem um lado muito caótico em muitas literaturas, principalmente na mitologia Celta, nesta as fadas podem ser criaturas tão assustadoras como Nuckelavee, uma criatura parte cavalo, parte cavaleiro, com uma aparência grotesca: seus músculos, tendões e carne ficam sempre expostos já que ele não possui pele.

"The Pale Man" do "Labirinto do Fauno" é uma dessas criaturas que possuem silhueta humana, mas apenas isso de humano:
[error]CUIDADO! CENAS FORTES E SPOILER![/error]
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=ypBj0xDP-io[/youtube]

Gosto de pensar em fadas como criaturas ambíguas. Como "The Cat Sìth", um gato que pode devorar a alma ou trazer grande fortuna para aqueles que lhe encontram; ou o "Leprechaum", o famoso "duende do pote de ouro". Criaturas que não medem as consequências de suas "brincadeiras", as quais podem gerar consequências terríveis para os envolvidos.

Não podemos esquecer de falar das fadas conhecidas por devorar criancinhas, como a bruxa da história de João e Maria, e o próprio bicho-papão.

Por fim, gostaria de destacar uma coisa:
Na verdade, nem acho que esse ser pode ser chamado de monstro! Olha só que coisa mais linda:
( ?° ?? ?°)


Espero não ter assustado vocês, muito.
Abraços.​
 
Mais uma ótima temática de discussão fantástica, [member=2745]Eliyud[/member]!

Achei muito interessante essa interpretação de fadas que o [member=546]Uddra[/member] mostrou, de Magic. Isso faz elas passarem uma sensação de maior "possibilidade de existirem",  já que carregam traços biológicos que são comuns pra gente.

A [member=2871]Coralium[/member]  me fez ter que passar outro café pra ler tudo  :cafe:
E olha, se não tivesse falado que é relacionado à Sininho, eu teria achado que vieram de algum material de RPG, muito bacana esse sistema das fadas fazendo a manutenção de todo o sistema da natureza.

[member=1349]Dobberman[/member], ali quando ele cita Cinderella eu acredito que esteja falando da Fada Madrinha em si. Foi o que eu entendi.
E cara... depois de tanta coisa mágica e bonita você traz essas categorias dark! uhrahraura Muito bom.
Eu já cheguei a jogar um pouco de RPG nesse sistema da White Wolf, embora a campanha não tenha sido focada só em fadas exatamente.



Eu vou tirar um tempo pra ler os outros tópicos dessa série também, essas discussões aumentam a biblioteca criativa da gente <3
 
Sempre pensei como "fada" todo tipo de criatura mítica que espreita na floresta com ou sem asas. Os próprios elfos ou duendes seriam uma espécie da raça faérica. Gosto de pensá-las da forma melancólica como eé apresentado no livro: Changeling: the Dreaming.

1600906182471.jpeg

Criaturas que perderam o caminho de Arcadia e ficaram presas no mundo humano enquanto perdem sua própria energia vital frente a humanização de sua existência. Outra referência que me remete às fadas são alguns Yokais da cultura japonesa: criaturas "não humanas que habitam o mundo longe dos olhos humanos como mostrado em
Mayonaka no Occult Koumuin.
1600906653608.jpeg

.

Não me agrada muito as fadinhas coloridas dos contos de fantasia da Disney. Apesar disso me lembro de uma fada em especial que encantou-me muito na infância. Seu nome é Primera, do anime Magic Knight Rayearth. Me lembro de ter uma fadinha assim como companheira de um personagem meu de GURPS (sim ele era uma cópia do Lantis);
1600906462010.jpeg
 
Voltar
Topo